Tutorial de (minha) manicure

Por Luísa

Oi gentem!!

Antes de mais nada, NÃO, eu não cortei as unhas, nem lixei e não tiro as cutículas – o meu tutorial se resume a “como limpar as unhas antes de esmaltar” e “como sobreviver com as cutículas”.

E mais uma coisa, minhas cutículas estão bem judiadas por causa das mordidas e arranhões dos meus gatos, acho que vou ter que ir numa manicure pra tirar todas (snif!) e hidratá-las pra que cresçam bem.

Vamos lá!

1 – Hidratar;
Eu (EEEU, EU, PESSOALMENTE) uso o Hidratante Monange pra corpo, porque gosto do cheiro dele e ele é bem líquido. O objetivo aqui não é hidratar as mãos de fato, é umedecer a pele, as unhas e as cutículas para que a remoção do esmalte seja mais fácil. O que no caso não foi tanto porque eu tava usando o Olho Turco, e foi um parto pra tirar, mesmo com o creme. É importante passar o creme nas duas mãos e focar nas unhas.

2 – Remoção do esmalte;

Aqui acho que não tem muito segredo, cada um usa o removedor que quiser (embora eu super recomende esse roxinho da Ideal que não tem acetona e tem cheiro de uva). Eu deixo o algodão em cima da unha por um tempo, isso ajuda a tirar o esmalte sem manchar. Alguns esmaltes saem inteiros assim, sem nem precisar friccionar. Só que como eu estava usando o Olho Turco, isso não funcionou, e minhas unhas ficaram azuladas, além da minha pele ficar toda colorida. u_u
 

3 – Afastamento das cutículas;
 Momento crítico. Use bastante creme nas unhas. Deixe um tempo “de molho” para que as cutículas amoleçam, mas faça uma mão de cada vez, senão o creme pode secar ou ser totalmente absorvido, e não é isso que queremos. Quando estiver pronta, use o palito para empurrar as cutículas para trás, mas CUIDADO para não machucar a matriz da unha, que fica bem no limite entre a carne e a unha. Eu uso a ponta do palito por conta e risco, eu recomendo que usem palitos anatômicos e que usem a parte achatada e arredondada dele para fazer isso. Essa também é uma etapa de limpeza – sempre que tiramos esmalte, um tanto fica nos cantinhos. O creme ajuda a amolecer os restos, e o que não estiver grudado na pele, vai sair quando você passar o palito.

  5 – Limpeza das beiradas;
Aqui não tem muito segredo. É molhar o palito no removedor, enrolar um pouco de algodão nele, molhar de novo no removedor e ir tirando os restinhos. Ainda assim, se tiver esmalte grudado nas pelinhas fininhas nos cantos das unhas, vai ser um parto pra tirar. Nesse caso eu nem me esforço muito, senão me machuco. Fica a dica. Passe mais creme depois, mas bem pouco, porque as cutículas vão ressecar muito com esse processo.

6 – Esmaltação – base
Passe a base de sua preferência. Aqui eu estou usando a reestruturadora da Risqué, mas estou testando a niveladora, também da Risqué. Cuidado para não passar uma camada muito grossa e cuidado na escolha da base – as bases de cuidados, como reconstrução, são mais grossas e tendem a reagir com alguns esmaltes. E atenção – BASE BOA É BASE QUE SECA RÁPIDO. Quando você terminar de passar no dedo mínimo (ou no dedão, ou seja lá qual for a ordem que você escolher), a primeira unha que você passou TEM QUE ESTAR SECA. Senão, hora de trocar de base.

7 – Esmaltação – esmalte! XD
Nenhum segredo. A aplicação vai depender da pigmentação do esmalte, da fluidez dele e do pincel. E também da sua coordenação motora. Aqui eu usei o Magia Negra com biscuit, duas camadas do esmalte.

8 – Finalização
Aplique o óleo secante. Eu nunca cronometrei o tempo que leva pro esmalte secar 100%, mas com duas camadas é bom deixar uns 15min “de molho” antes de lavar as mãos. E outra coisa, NUNCA aplique o óleo no esmalte molhado, espere pelo menos a primeira camada secar. Senão você ferra tanto a pintura como o pincel do óleo!!

9 – Acabamento – limpeza;
Sem muito segredo, novamente. É só fazer aquele cotonete com o palito e ir limpando as beiradas. Cuidado para não “esticar” muito a cutícula na hora de limpá-la, isso pode machucar a matriz da unha e causar descamações. 


10 –  Acabamento – top coat e aplicação de biscuit;
O maldito!! Ando passando camadas muito grossas, isso tá enchendo meus esmaltes de bolhas. Cuidado com camadas grossas, then!! E dessa vez eu coloquei um apliquezinho de biscuit. Usei umas gotinhas de top coat como cola e depois passei top coat por cima, simples assim! XD

Espero que tenham gostado, e que tenha sido de alguma ajuda!! 🙂

Beijos e queijos!!

Deixe um comentário

