Bolinhas Nevermore

Você estava feliz passando seu esmalte novinho, num ambiente fechado, sem vento, com todo o amor do mundo esperou secar e OMG BULINHAS!

É, pode acontecer com qualquer pessoa, não se sinta mal, não é totalmente culpa sua, e eu estou aqui pra explicar o motivo do aparecimento das benditas, e CLARO, ajudar a evitar essa treta toda.
Antes de mais nada temos que entender que esmalte tem solvente, e uma das características desses solventes é evaporar (isso faz parte do processo de secagem do esmalte). Se essas cousas todas evaporam numa velocidade normal, nada a temer. Seu esmalte ficará lindo, meigo e lisinho. MAAS~ se por algum motivo essa evaporação for acelerada (leia-se vento e calor) ou se as coisas não estiverem mais funcionando direito no esmalte (leia-se esmalte vencido, muito grosso) as bolinhas podem aparecer, e eu digo mais, digo que elas VÃO aparecer. 
link da imagiz
Agora vamos ao que interessa: como evitar as bichinhas?
Se o esmalte estiver grosso, velho, suspeito, com um símbolo parecido com esse no frasco, não aplique. Triste né? Não, você vai lá aplica, toda feliz e depois precisa tirar porque vai empelotar e vai ter que passar outro.
Melhor se livrar do dito cujo. Se ele estiver só meio grossinho, existe o óleo de banana, que dilui sem tirar o brilho… mas uma ou duas gotinhas só por frasquinho é suficiente.
Bem, se você é sortuda como eu quer garantir sua plena felicidade, você pode:

Link da imagiz II (não use esse gelo
para resfriar suas unhas, é só uma brincadeirinha
química)

Baixar a temperatura das pontas dos dedoságua fresca, gelo (se estiver bem quente), e até mesmo um spray secante (sem pegar nas unhas, só nas “digitais” mesmo) podem ajudar a evitar as bulinhas.

  • Não passar esmalte em ambientes ventilados – o vento acelera a evaporação do solvente (não é à toa que o esmalte fica grosso) e vai acelerar na sua unha tbm, formando bulinhas.
  • Depois de passar o esmalte – colocar a ponta dos dedos (a digital de novo o_o) em água geladinha ou mesmo gelo (eu faço isso =])
  • Evite: óleo secante se o clima estiver quente. Já vi manicures falando isso e também acontece comigo, então deve ter sentido.
  • Pintar as unhas logo depois de fazer atividade física  sem tomar os cuidadinhos de resfriar a mão – sua circulação vai estar a mil e a temperatura do seu corpo alta
  • Depois que as bulinhas apareceram: já vi gente falando pra usar aquelas lixas polidoras delicadamente sobre o esmalte, ou mesmo dar leves amassadinhas com os dedos, para alisá-las e depois passar um top coat (o top coat grosso, velho ou whatever também forma bolinhas)
TPM: poizé, tem gente que fica também com a circulação sanguínea aflorada nesse época, então tomar uns cuidadinhos é bom, observe se é o seu caso =]
SOBRE ALERGIAS: se você possui algum tipo de alergia, o problema não é tão simples assim, o ideal é procurar esmaltes apropriados para seu caso e falar um oi para um(a) dermatologista sobre o assunto. Geralmente quem tem alergia fica com a PELE irritada, não só com bulinhas. Se esse for seu caso, procure um médico.

SÓ UM ADENDO DA LUÍSA INTROMETIDA: Pra quem não acredita que esmalte grosso forma bolinha e que esmalte fosco também não forma bolinhas, experimentem fazer o teste com duas camadas do Cigarrette da Risqué com as mãos quentes. O esmalte é fosco e grosso. Seguinte; esmaltes grossos têm solvente de menos e plastificante demais. Quando mais plastificante, mais difícil é do solvente evaporar, porque o plastificante começa a solidificar assim que entra em contato com o ar. Aí o pouco solvente que tem tenta “sair” e tem que romper a camada grossa de plastificante que já solidificou. Alguém já ferveu leite e deixou derramar no fogão? Pois é, é isso que acontece, só que como tem pouco solvente então ele não vai “derramar” na sua unha. Bingo! 😀

Ah, dizem que o esmalte fosco não forma bolinha porque “não tem plastificante”. MENTIRA, todo esmalte tem, senão ele não endurece. Não é que ele não tem plastificante, ele só é diferente e demora mais pra solidificar. Sim, esmaltes foscos demoram mais pra secar. Porque eles têm solvente demais e plastificante de menos. XD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s