Sábado é dia de CUIDADOS!! :D

Por Luísa

Oi pessoal!!

Sim, mesmo com uma lista imensa de postagens a fazer, venho hoje falar de cuidados. Serei breve e darei algumas dicas para tratar bem das unhas diária, semanal e mensalmente.

1. Evite removedores com acetona. A acetona já provou que não é o removedor mais potente e todo mundo sabe que é super agressiva, deixando as unhas porosas e as cutículas ressecadas e frágeis. Então optem por aqueles que não têm essa malvada na composição. Uma boa pedida é o removedor roxinho da Ideal, que além de não ter acetona também contém óleo de semente de uva, conhecido por suas propriedades cicatrizantes e calmantes para a pele. FREQUÊNCIA: Semanalmente, quando for trocar o esmalte.

2. Evite trocar o esmalte mais de uma vez por semana. Fazer isso uma ou duas vezes tudo bem, o que não dá é ficar trocando de cor a cada três dias, indiscriminadamente. Dizem por aí que é bom deixar pelo menos um dia e uma noite as unhas sem esmalte nem base, mas isso é para aquelas que vivem trocando e estão com as unhas mais porosas. Atenção: cores escuras, esmaltes cintilantes, acabamentos como glitter e etc não são mais ou menos agressivos, todo esmalte tem solvente e faz mal igualmente. Exceto os 3-free (livres de Tolueno, Formaldeído e DPB), que fazem MENOS mal, mas ainda assim têm solvente. FREQUÊNCIA: Semanalmente.

3. Pelo menos uma vez no mês, faça um tratamento intensivo nas suas unhas e cutículas. Falamos sempre para evitar lixar em cima da superfície das unhas, pois isso as desgasta e as torna porosas; MAS se quisermos que as unhas absorvam algum nutriente ou base, é bom que ela esteja porosa. É um tratamento de choque, não é como tratar as cutículas sempre. Quem trata as cutículas regularmente tende a não precisar disso, mas aquelas pessoas que têm unhas fracas e não é por causas externas não têm como ficar esperando a cutícula produzir unhas fortes. Nesse caso use a lixa polidora SEM MUITA FORÇA, só para tirar o grosso. Em seguida aplique o produto específico que deseja. Uma boa é a cera nutritiva da Granado. Quando estiver fazendo esse tratamento, fique três dias pelo menos sem esmalte, que é para que a unha ganhe consistência novamente. FREQUÊNCIA: Mensalmente.

4. Esfolie suas cutículas. Existem produtos próprios para isso, mas qualquer esfoliante que não tenha ácido acetilsalicílico e/ou ácido glicólico serve. Basta aplicar um pouco nas cutículas úmidas (preferencialmente amolecidas), espalhar e esfregar com uma escovinha macia para limpeza de unhas. Isso ajuda a reduzir a quantidade de pele morta e a retirada da mesma com alicate torna-se desnecessária. FREQUÊNCIA: Semanalmente.

5. Corte as unhas regularmente. Dizem que cortar as unhas e os cabelos os deixa fortes. Mas ninguém sabe explicar por que. Não posso dizer por que o cabelo cresce mais forte depois de ser cortado, mas devem seguir o mesmo princípio das unhas. Quando você apara as unhas, está cortando a parte mais fina e gasta da mesma, parte que tende a lascar inclusive. Se a ponta da unha lasca, a parte de trás, que é mais grossa, também lasca e fica mais fina. Se você corta a ponta fina, a unha pára de lascar, e portanto ganha espessura. Isso não deixa as unhas mais grossas, apenas as deixa crescer com saúde e em sua espessura natural. Lixar também ajuda, mas evite tirar muito do comprimento com a lixa, porque aí sim você corre o risco de quebrá-la. A lixa gasta, portanto pode deixar uma parte mais fina que a outra. FREQUÊNCIA: lixar um pouco a cada 5 dias ou cortar a cada 10.

Bom, pessoal, por hoje é só. Cuidem bem das garras. E lembrando que quanto mais longa a unha, maiores devem ser os cuidados com a higiene. Crianças ficam assustadas quando descobrem que a parte mais suja e mais cheia de germes do corpo é a mão, especialmente as unhas – e muitos adultos TAMBÉM.

Beijos e queijos, até breve!! 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s